quinta-feira, 25 de junho de 2009

Uma alma poética...






























A diversidade de tipos de textos promove o gosto pela leitura. O aluno pode identificar-se com o tipo de texto que mais gosta, recriando o seu próprio texto com base em outros textos que gostou de ler. Desta forma o aluno está a desenvolver várias competências ao mesmo tempo que escreve sobre o que gosta.
O texto poético é muito apreciado pelos alunos que gostam de escrever a rimar e de brincar com as palavras. Para outros é uma actividade bastante complicada que os desmotiva, pois preocupam-se apenas com a rima, sem perceber que muita das vezes, aquilo que escreveram até nem faz muito sentido. Para eles está bonito desde que rime. Preocupam-se em encontrar palavras que rimem. Muitos dos textos poéticos escritos pelos alunos são apenas ideias soltas, sem uma história, uma ideia. São palavras soltas com melodia.
A grande maioria dos alunos apenas contacta com textos poéticos nas letras de músicas dos seus cantores preferidos, sem perceberem que uma música é um texto poético.
A melhor forma que encontrei para que a minha turma gostasse de ouvir poesia, escrever poesia foi essa mesma: trazendo letras de músicas que lhes são familiares. No final ficam surpresos e admirados e quase todos dizem: É lindo!
Criar textos poéticos com um tema e pedir aos alunos que pesquisassem e trouxessem poemas para a aula que gostassem foi uma actividade que resultou muito bem depois de estes terem ouvido poemas cantados.
Embora com alguma dificuldade as produções lá foram saindo e os resultados afixados no corredor até foram bastante satisfatórios.

Os resultados obtidos com a prática contínua e diária da produção de textos são muito positivos. O vocabulário começa a ficar mais vasto e as palavras não são utilizadas apenas como recurso ao uso da rima. É apresentada uma história com sentido, existe maior correcção ortográfica e os poemas que foram criados têm imaginação, criatividade, expressividade e os alunos conseguem brincar com as palavras usando a rima.

O texto poético foi introduzido com sucesso. No início os alunos apresentavam-se apreensivos e as ideias parece que não lhes surgiam, mas assim que começaram a escrever, as palavras começaram a surgir e os alunos começaram a brincar com as palavras.
Vários poemas foram escritos ao longo do ano. Notou-se uma evolução muito positiva na maioria dos alunos. Apenas 4 alunos continuaram a revelar dificuldades na escrita de textos poéticos, 3 dos quais estão integrados no decreto-lei n.º 3/2008.
Este é um trabalho que deve ser desenvolvido ao longo do ano e ser privilegiado nas nossas planificações. Vários temas podem servir para os alunos criarem os seus próprios poemas.

Do nosso plano anual de actividades consta a actividade “semana dos afectos”. Com esta actividade pude desenvolver várias competências como criar o gosto pela leitura de poemas e desenvolver a escrita de frases e textos relacionados com os afectos.
Os alunos fizeram uma pesquisa de poemas relacionados com os afectos e embelezámos a escola afixando poemas de vários autores que escreveram sobre este tema, como podemos verificar num poema de Albert Einstein sobre a amizade, recolhido por um aluno.

Observamos também frases inventadas e escritas pelos alunos sobre o que é para eles a amizade. Estas frases foram colocadas nas grades da escola para que toda a comunidade envolvente as pudesse ler. Foi muito bonito ver as pessoas aproximarem-se da escola para lerem o que os alunos tinham escrito.
Na sequência desta actividade os alunos fizeram flores em papel com mensagens de afectos escritas numa folha e foram distribuí-las às pessoas que passavam pela Avenida da Igreja em Alvalade.
O resultado obtido foi muito importante na construção da personalidade do aluno e no desenvolvimento das competências da escrita. Escrever sobre afectos é algo que os alunos gostam e se relacionam. Os trabalhos desenvolvidos foram muito satisfatórios.

O uso da rima já não é desnecessário e existe uma história. O aluno consegue transmitir as duas ideias, brincando com as palavras. Podemos observar também uma melhoria da correcção ortográfica.
As actividades promoveram o desenvolvimento das competências de uma forma motivadora e criativa, em que o aluno apresentou a sua expressividade através da escrita.
O dia da Terra foi comemorado na nossa escola e a minha turma fez uma chuva de palavras sobre a Terra que serviram para a construção de um poema sobre a Terra.
No dia mundial da criança resolvemos pintar poemas nas arcadas do recreio da escola. O resultado foi muito interessante, os alunos estavam muito empenhados e as criações foram autênticas obras de arte. Conseguimos verificar que os alunos escrevem com mais empenho, gostam de escrever e casos especiais da escrita que ainda estavam por consolidar, começavam a ficar resolvidos. Podemos observar os alunos muito empenhados a escreverem na parede. Outro material que não o papel também desperta nos alunos uma curiosidade acrescida e uma vontade própria que não tinham se fosse escrito no papel. O poema “Os livros” de José Jorge Letria foi o escolhido pelos meus alunos para representar o gosto que a turma começou a adquirir pelos livros.
E.B.1 Santo António - 4.ºA - Prof. Marco Costa

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