quinta-feira, 25 de junho de 2009

O texto narrativo...












Se eu fosse…”, uma actividade muito eficaz para o desenvolvimento da produção de textos. Numa primeira fase é importante dar ao aluno as etapas da escrita do texto, o que o aluno deve escrever em cada momento, para conseguir produzir um texto com as ideias estruturadas.
O texto narrativo é sem dúvida aquele em que os alunos sentem mais facilidade. Apesar disso, é necessário trabalhar este texto e tentar melhorar aspectos como a correcção ortográfica, o uso da pontuação e outras características que enriquecem o texto. Este é o tipo de texto mais trabalhado e também o mais lido nas salas de aula das escolas portuguesas. Os manuais estão repletos destes textos e o aluno lê livros de narrativas. Deste modo é-lhe mais fácil para ele escrever uma narrativa do que qualquer outro tipo de texto.
Sendo esta uma característica muito comum nos alunos, podemos retirar a conclusão de que se os alunos tiverem um contacto mais frequente com outro tipo de textos, essa facilidade de escrita também se irá verificar nesse aspecto.
Exemplo de um trabalho realizado a partir da obra “O Veado florido”, onde é trabalhada a estrutura do texto narrativo. Este tipo de trabalho é muito importante para os alunos perceberem que um texto necessita de estar organizado em três sequências lógicas: a introdução onde se apresentam as personagens e o quando e onde se passou a história; o desenvolvimento, onde é apresentado o problema e a conclusão, onde é apresentada a solução para esse problema.
Temos o exemplo de um trabalho no âmbito do conto trabalhado “A princesa baixinha”, em que os alunos tinham de escrever uma situação nova para a princesa e onde ela teria que resolver o problema surgido com um novo objecto que a avó da princesa lhe tinha entregue no início da história.
A escrita de textos deve assumir um papel muito importante na formação do aluno. Numa turma do 4.º ano esta é uma competência que deve ser desenvolvida e bem trabalhada. Os alunos adquiriram as bases para a escrita, agora é altura de criarem os seus próprios textos, lerem, contactarem com diversos tipos de texto e manifestarem as suas dúvidas. Os erros ortográficos devem ser resolvidos e a estruturação do texto melhorada.
Neste ano lectivo verifiquei um domínio progressivo dessas competências em todos os alunos. Escreviam com vontade própria, com prazer e cada vez escreviam com mais facilidade.
Podemos observar alguns tipos de textos narrativos escritos pelos alunos, onde se nota uma maior facilidade na escrita, como o exemplo de textos criados a partir da história “A princesa baixinha”.

E.B.1 Santo António -4.ºA - Prof. Marco Costa

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