quinta-feira, 25 de junho de 2009

Argumentar, "eu é que tenho razão..." - Texto argumentativo





Na sequência do estudo da obra “As andanças do senhor Fortes”, eu e a professora Susana propusemos a actividade de realizar um debate entre as duas turmas. Esta actividade despertou nos alunos um sentido argumentativo muito desenvolvido e a actividade foi muito interessante.
Antes da actividade do debate houve uma preparação prévia dos alunos. Estes fizeram um registo de vários argumentos a favor e contra de viver na aldeia ou na cidade. Através destes argumentos os alunos dividiram-se consoante as suas preferências e treinaram o debate.

O texto argumentativo também foi trabalhado na turma e com bastante entusiasmo. Os alunos manifestaram interesse pelo debate entre as turmas e perceberam que para se fazerem convencer tinham de apresentar argumentos muito bons para fazerem prevalecer as suas ideias. Temos um exemplo de um texto argumentativo escrito por um aluno.
Optei por escolher actividades realizadas por dois alunos para poder reflectir sobre o trabalho desenvolvido por eles ao longo do ano lectivo, onde pude verificar uma grande evolução na escrita.

E.B.1 Santo António - 4.ºA - Prof. Marco Costa

1 comentário:

  1. eu gostaria de saber, como fazer um texto argumentativo sobre uma imagem..

    ResponderEliminar