quinta-feira, 25 de junho de 2009

Observa, descreve e descreve-te... Texto descritivo









O texto descritivo é muito importante para os alunos na medida em que estes podem desenvolver e alargar o seu vocabulário, desenvolver um texto e torná-lo mais rico em adjectivos. Desta forma existem muitas actividades que podem desenvolver as competências associadas ao texto descritivo. Na minha opinião antes de se proceder à escrita propriamente dita, deve-se iniciar um trabalho ao nível da expressão oral com a caracterização de vários objectos. Alguns jogos que realizei com a minha turma neste âmbito foram a descrição do estojo do aluno para que os outros pudessem adivinhar qual o estojo dele. Outra actividade que é importante realizar é através de uma descrição o aluno desenhar o objecto/pessoa. Esta actividade ajuda os alunos a familiarizarem-se com exemplos de textos descritivos, o que é muito importante para a realização posterior do mesmo. Através do desenho feito pelo aluno conseguimos ver se o aluno compreendeu bem o texto e se esteve atento a todos os pormenores. Os exemplos são bem ilustrativos do empenho dos alunos neste tipo de actividades.
Uma obra trabalhada neste ano lectivo foi o “Veado Florido” de António Torrado. Um exemplo bem significativo do uso da descrição. Uma proposta de trabalho antes dos alunos conhecerem a obra do autor foi inventarem um animal fantástico e fazer a sua descrição física e psicológica. Este é um passo mais avançado no projecto de trabalho do texto descritivo. O aluno necessita de perceber que o texto descritivo não passa apenas pelo uso de adjectivos que caracterizam o objecto/pessoa/paisagem físicos. O aluno tem de perceber que a descrição pode também ser de características que não são visíveis e apenas se conseguem perceber com o contacto com a pessoa/animal. O recurso às características psicológicas é muito importante para enriquecer um texto.
Uma das tarefas que o aluno necessita de realizar é incorporar a descrição no texto narrativo. Quando o aluno escreve um texto narrativo, na maioria das vezes conta onde se passa a história mas acaba por não fazer uma descrição do sítio. Esta descrição é muito importante para o leitor “entrar” na história e compreender a leitura de uma forma muito mais eficaz.
Os trabalhos desenvolvidos foram muito enriquecedores e permitiram ao aluno perceber a diferença entre um texto com descrição e de um texto sem descrição. Alguns alunos começaram a escrever mesmo as características das suas personagens inventadas e a descrever os espaços nos seus textos.



O texto descritivo foi um dos textos que mais trabalhei ao longo deste ano lectivo. A descrição desenvolve o campo lexical dos alunos, enriquece um texto e torna os alunos mais seguros na escrita, para além de desenvolver várias competências na produção textual. A descrição pode estar presente em qualquer tipo de textos, seja ele narrativo, dramático ou poético. É uma forma dos alunos trabalharem os adjectivos e melhorar a escrita de textos.
Uma imagem do texto “Sonho de uma noite de Verão foi utilizada para os alunos escreverem um texto descritivo. Ao observar a imagem os alunos conseguiam descrever o que viam, utilizando diversos adjectivos para caracterizar o espaço e as personagens.
Mais uma vez optei por escrever um texto colectivo com os alunos sobre a mesma imagem. O resultado foi muito positivo, os alunos utilizaram várias comparações que enriqueceram o texto, as ideias começaram a fluir com mais organização e pela primeira vez notei que os alunos estavam a pensar antes de escreverem sobre o que estavam a ver. Alunos que até então permaneciam calados começaram a dar as suas ideias e de uma forma bastante positiva.
Temos um exemplo de um texto escrito individualmente pelo aluno com a utilização de variados adjectivos, fizeram uma boa caracterização das personagens e descreveram todos os pormenores que conseguiram encontrar.
Uma outra actividade que os alunos gostaram muito de realizar foi o desenho de uma borboleta e a sua descrição. Os alunos imaginaram como seriam se fossem uma borboleta e escreveram as suas características físicas e psicológicas. Posteriormente fizemos um painel “A borboleta que eu sou” que colocámos no corredor para que todos os alunos pudessem observar o trabalho realizado pelos alunos.

E.B.1 Santo António - 4.ºA - Prof. Marco Costa

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