quarta-feira, 10 de junho de 2009

O ciclo de escrita - Texto descritivo

Ateliê de escrita:
Imagina um ser chamado Grufalão


Finalizado o estudo dos animais, no Estudo do Meio,
desenvolveu-se um ateliê de escrita
que visou a produção de um texto descritivo,
no qual, depois de imaginado, os alunos descreveram
um ser designado Grufalão.
Como motivação serviu a imagem parcial da capa do livro com o mesmo título.




Com o intuito de promover a criatividade das crianças,
só depois de concluído o ateliê de escrita é que a história
deste livro foi lida e muito apreciada.
Lançado o desafio, activaram-se os conhecimentos
relativos à organização do texto descritivo,
tendo em conta o seu objectivo.
A produção iniciou-se com a planificação do texto.
Os alunos registaram numa grelha de planificação,
de forma hierarquizada, isto é, pela ordem que iria ser seguida,
aquando da sua introdução no texto, os tópicos referentes
às suas ideias sobre a caracterização física e psicológica dos seus Grufalões.


Com base nas notas inscritas na grelha, seguiu-se a produção da 1.ª versão, ou seja, do pré-texto. Durante a fase de textualização, as crianças depararam-se com diferentes tipos de problemas. Para os resolverem, recorreram à professora, aos colegas e a uma grelha de verificação autocorrectiva. Estes momentos de reflexão e de revisão conduziram sempre à reescrita da versão mais recente, tendo como objectivo o aperfeiçoamento das sucessivas versões do texto inicialmente redigido.
Todas as crianças produziram entre 2 a 3 versões a partir dos seus pré-textos, tendo como objectivo melhorá-los a diversos níveis.




Eis alguns dos Grufalões:






















3.º- B
Prof.ª Eva


1 comentário: