quinta-feira, 25 de junho de 2009

Melhorar um texto...









Face às dificuldades sentidas pelos alunos na escrita de textos, cabe ao professor realizar actividades que desenvolvam estas competências.
Na minha opinião, a melhor forma de isso acontecer é colocar os alunos a escrever diariamente. Quando as dificuldades são muitas, os alunos devem ler e escrever muito. Nas minhas aulas quase todos os dias era realizada a actividade “oficina de escrita” que poderia funcionar individualmente, a pares ou em grupo. Este tipo de actividades em grupo é muito importante porque os alunos aprendem uns com os outros. Eles ouvem as ideias dos outros e até podem não ter uma participação muito activa mas fica sempre uma ideia ou outra que poderão usar mais tarde na escrita de um texto individual. Outra actividade que julgo ser benéfica para o desenvolvimento desta competência é a escrita de textos colectivos. Os alunos gostam de dar ideias para o texto, sentem que o texto é uma parte de todos e que todos contribuíram. Para além disso vão ouvindo as correcções e as ideias do professor que as vai introduzindo à medida que o texto é escrito. Os alunos familiarizam-se com as palavras escritas correctamente e observam a estrutura de um texto com introdução, desenvolvimento e conclusão.
Este tipo de actividades é uma constante nas minhas planificações e os resultados obtidos são bastante satisfatórios. Observo que os alunos escrevem com mais facilidade, com criatividade e com uma maior correcção ortográfica e com as ideias melhor organizadas ao longo do texto.
Os alunos escreveram uma conversa telefónica com a ajuda do professor. O texto ficou bem escrito, os alunos tiveram muitas ideias e o professor apenas teve que os ajudar a organizá-las. No texto individual podemos observar o uso correcto do discurso directo, já com introduções feitas pelo narrador após as falas das personagens.

Melhorar um texto é sempre uma actividade constante nas minhas planificações. Os textos escritos pelos alunos devem ser lidos em voz alta para que todos possam contactar com diversas formas de escrita. Dos textos lidos escolho sempre um e fazemos o melhoramente desse texto, em conjunto, no quadro. As ideias dos alunos são sempre aproveitas, eu apenas tento ajudá-los na sua organização.
Começo por escrever o texto de um lado do quadro da mesma forma como o aluno o escreveu e os alunos fazem a correcção ortográfica das palavras com erros. De seguida construímos um novo texto tentando acrescentar novas ideias e estruturá-las da melhor forma no novo texto.
O texto de um aluno foi usado para desenvolver essa competência. É uma actividade muito eficaz no desenvolvimento da produção textual.


E.B.1 Santo António - 4.ºA - Prof. Marco Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário