Cada aluna, de olhos fechados, retira um objecto do saco. De seguida, ainda de olhos fechados, explora esse objecto recorrendo aos sentidos que considera mais propriados: o tacto, o paladar, a audição, o olfacto. A professora coloca várias questões:
Que adjectivos associa ao objecto que retirou?
Como é a sua forma?
De que é feito?
De que cor é?
Tem som?
Qual é a sua utilidade?
É agressivo, amigável, solitário?
Como é a sua forma?
De que é feito?
De que cor é?
Tem som?
Qual é a sua utilidade?
É agressivo, amigável, solitário?
A professora volta a colocar os objectos no saco.As alunas elaboram um parágrafo sobre o objecto, isto sem o terem explorado através da visão.
As alunas fazem um novo registo do seu objecto, que agora corresponde à realidade.
Os parágrafos são lidos e comentados pelas colegas. A professora parte desta experiência para introduzir algumas técnicas ligadas à descrição.
3º A (Alunas do Apoio Educativo)
Profª Liliana Gentil
EB1 Fernando Pessoa
Sem comentários:
Enviar um comentário