sexta-feira, 26 de junho de 2009

O Rapaz dos Hipopótamos

Comecei por explorar a capa, dar a conhecer a autora, o ilustrador, a editora e o titulo do livro, levando os alunos a prever e imaginar a história.
Escrevi o título no quadro, lemos em conjunto, contámos palavras, dividimos por sílabas e descobrimos rimas.
Li a história, explorando-a com os alunos, explicando algumas expressões que não conheciam e levando-os a interessarem-se muito pela história. Não contei a parte final da história, e pedi ao alunos para imaginarem em casa o que teria acontecido depois dos hipopótamos terem desaparecido, e o Roberto ter ficado tão triste.
Na actividade seguinte pedi a cada um dos alunos para partilhar com a turma o que pensava que teria acontecido. Depois li o final do livro, para que todos conhecessem o verdadeiro final da história.Cada aluno pintou uma ilustração da capa do livro, e serviu de capa para o resto dos trabalhos realizados sobre este livro.

Copiaram o título do livro, o nome da autora, e do ilustrador. De seguida foi pedido a um aluno para ir ao quadro e escrever uma frase em que entrassem as personagens, cujas imagens estavam coladas no quadro. Os outros alunos copiaram essas frases para a sua ficha de trabalho.

Os alunos foram então incentivados a desenharem o que teria acontecido depois das girafas terem seguido o Roberto.

Ligaram também as letras do abecedário, para formarem um simpático hipopótamo, que depois pintaram.



Os alunos pintaram e recortaram partes de um hipopótamo, que depois montaram, formando um hipopótamo articulado.





EB1 de Santo António - 1ºB Prof. João Velez






Sem comentários:

Enviar um comentário