quinta-feira, 25 de junho de 2009

Conhecimento explícito na escrita de textos...






O conhecimento explícito da língua é muito importante na construção de um texto. Quando o aluno escreve um texto deve ter em conta regras gramaticais para que o texto tenha um resultado satisfatório.
A meu ver o funcionamento da língua tem um resultado melhor quando feito através de jogos. O aluno está motivado, diverte-se e aprende. É uma forma de facilitar a consolidação dos conhecimentos.
Podemos ver dois exemplos de como trabalhar o conhecimento explícito sem utilizar a aula de exposição. Ao mesmo tempo praticamos a escrita, onde o aluno tem de escrever um texto em que utilize os pronomes pessoais que aprendeu. Desta forma está a consolidar um conteúdo e a adquirir competências para utilizá-las na produção de textos.
Fazer acrósticos é uma actividade que resulta muito bem nos alunos. Eles gostam de escrever a partir das letras de uma palavra. Nesta actividade fizemos acrósticos a partir dos nomes dos alunos e formámos palavras novas relacionadas com as características dos alunos. Mais uma vez foi possível trabalhar os adjectivos a partir de um jogo de palavras.
No jogo dos nomes colectivos, os alunos tinham de identificar nas imagens qual era o conjunto e qual o seu nome. As tiras de papel com o nome do conjunto e o nome colectiva era distribuído aos alunos e o professor apresentava a imagem.

Podemos ver o célebre poema de Pedro Diniz “Vozes dos animais”. Através deste poema os alunos trabalharam as onomatopeias. Leram o poema em voz alta e fizeram as ilustrações. Hoje se lhes perguntar ainda sabem a maior parte das vozes dos animais, onomatopeias.

E.B.1 Santo António - 4.ºA - Prof. Marco Costa

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