quinta-feira, 25 de junho de 2009

Rotinas diárias... "Conto escrito" e "Hora do conto"...










Com base na avaliação diagnóstica resolvi planificar privilegiando o texto escrito, os diferentes tipos de texto, promovendo propostas de escrita criativa individual e em grupo, para que os alunos conseguissem criar um gosto pela escrita e desenvolvessem as competências necessárias a este conteúdo.
Toda a escrita é melhorada com base na leitura e na promoção do gosto pela leitura. Deste modo há que proporcionar aos alunos variadas formas de leitura (leitura autónoma, leitura orientada, leitura dramatizada, ouvir ler e ler aos colegas). A promoção da leitura foi feita todos os dias e de diferentes formas. Foram criados dois momentos de rotinas diárias: a “hora do conto”, que podemos observar na figura 3 e o “conto escrito” (figura 4). A hora do conto era feita diariamente, onde um aluno, por dia, podia apresentar um livro, um conto ou um texto à turma. Essa leitura era preparada em casa. Depois de feita a leitura o aluno registava o que lia numa tabela destinada para esse efeito. O conto escrito acontecia bissemanalmente (segundas e sextas), onde um aluno apresentava à turma um conto que tivesse escrito. Esse conto tinha tema livre e não tinha limite de linhas. O aluno poderia escrever sobre o que quisesse, para não criar um sentimento de obrigatoriedade e para não cortar a criatividade do aluno.
E.B.1 Santo António - 4.º A - Prof. Marco Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário