A preparação para a visita ao jardim zoológico foi uma actividade realizada com o objectivo de desenvolver, nos alunos, a capacidade de compreensão de pequenos textos informativos. Este projecto de estudo implicou a utilização de estratégias próprias para o seu desenvolvimento: a mobilização do conhecimento prévio sobre o tema e a escolha dos aspectos mais relevantes para a organização da informação.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgp0sOmdxZs0_b_w-ZJBGW-yNzmNwQyxblPb9kCYw8UT1G0g5JLy_NqtfioVE7aGnGT2BFYrOrMKAo9OdDYHStGcjI4HfaJwpS47LKwf-Q2F6k7CjQGB94-BsoCzninTVCokTOxMLnc4yco/s200/012.jpg)
A partir do conhecimento prévio que os alunos demonstraram sobre os animais do jardim zoológico, elaborei um bilhete de identidade com itens acessíveis para as pesquisas das crianças.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEin_RZhk09nBWtwkWsFut_y9fPQnt215Hadz3FnlVN_xEdinwXOy0QbnMlaTzLbm8uka40qAJNa2J8qnMcpJhtukhw77YBVHL-8xT_gHVRfwTmyLu_CEF2c1O5JvAIt-qa07YObkGYCojLD/s200/Imagem0055.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7NQr2LHoWVk_vbNhiV8B3a6z8VOFC2KXIIiZWxy7evNrdZ5Swwa1HHSzEJQaDDXHhvYCUp8I8kl63Wq6cEkH_jwUSiia8dbMfZIYvgJFUVrJ1u9lnM3TB4Wc8fwUJWMc8mzEfIi7uTmK5/s200/Imagem0054.jpg)
A apresentação do texto escrito variou na forma, mas a informação centrou-se nos itens definidos pela turma no seu conjunto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvsaGswwemihFh-uZlLmFVEBc4uainxcitrT-VRgl0YTZ2sbDDYWpoU6RKMAc9C_tZLCka_k_fc6_VOiMA1MHBJmyCJZaolmSp8H1llSQVyJmbhldCw-AkNn9m3n7p6fMqRAa71pTrMXHo/s200/Imagem0026.jpg)
No dia 17de Junho, realizou-se a visita ao Jardim Zoológico e cada aluno da turma fez o registo escrito do material que era necessário levar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhowUGPRxr-lUH0vDuszzHAGahp7_jP0BXTX_0YpXAN8msBu1sEFTmhM1rhX2FDWbAGyAhnZ7hyphenhyphencnM1GYjr2RS84kqQYya7skW48VGDsCICek4DL7fHKBfAOENvL0mAnuYEf3E0lRI764Hb/s400/001.jpg)
No dia seguinte, os alunos fizeram o relatório da visita de estudo, registando o que tinham feito numa tabela previamente elaborada.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6pZhyl1qyzi7dHPJj4siciIviWfvHIWOV-i7TmfwJmJIctFmZxoqElK4uWVmYsSkd38WQrcDDRkuRSMvSGAUwcLKPYI6ltCgVg4g02jryPyKVqWmOK7U65Ugj-8ON5-eVVm_nc8_JvFak/s400/007.jpg)
Seguidamente, cada um escreveu um texto e surgiram registos muito diversificados. Os textos narrativos apresentam níveis de escrita bastante diferenciados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7yGXInkdQ2FjUS0qz2Xa63rlTUSAVLvrD2NGZvEKI0sKSyCuzfWvqlU7HY4dq9xdXq03XoJweTINsXrmb26DjpLNs1oXjG3qAaaGEvppVVbg2vzUsRGnJltb7Z4kTR2cqaKrIs6hcncz6/s400/002.jpg)
Lista de animais do Jardim Zoológico
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9jyk9ImlKUQehSjsMi7KCnAhiOSJJlevBJbXlzHee4IRzsQe4PrlGuAGvLBaZ6Jn3HuGi0kf5AKhSOgmHIgcNxeVb0aYlc_qwzgMKzvirtLwfzKH3J6T0Q3CwTrb-mPVSuc0NgT2tOrbh/s400/004.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlX9Temi7_OzeNejsf6qIvSYPs1Cd7VuUptWDOIXFsSmgvqt0eRV8BDgQfIKkYuNNq14LVsgCGcQ6kLbELjYcZxYIbGdfGrnTStmwyrrPYaGNUN2mZ2RK7-Rg52Z2f9iYeg1hW_jubMmau/s400/006.jpg)
Texto narrativo.
Sem comentários:
Enviar um comentário