“A leitura de textos de teatro e a representação dos mesmos pelas crianças é de grande importância no desenvolvimento sociocognitivo dos alunos. A interiorização dos diálogos, numa actividade verbal colectiva como é a dramatização, favorece o desenvolvimento de processos auto-reguladores do discurso interior da criança”.
(Vygotsky, 1962)
Foi dado às alunas uma ficha informativa para que elas percebessem as diferenças entre os dois formatos textuais: a narrativa e o teatro. As alunas falaram sobre as suas experiências e conhecimentos acerca do mundo do teatro.
Observaram um texto narrativo e verificaram as características do texto narrativo e do texto de teatro.
Construíram o texto dramático a partir da história: “O Espantalho Enamorado”.
Leram expressivamente, treinaram a voz, a expressão e os gestos de acordo com as personagens.
Construíram o cenário.
Dramatização da peça. As alunas do Apoio Educativo apresentaram a peça na sala de aula para os restantes colegas e na Escola do 1º Ciclo Bairro S. Miguel para outra turma.
Sem comentários:
Enviar um comentário