![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuA7VsRKcnUhcUnvrAumuan1us9SiMjaqmbyEgJfUbsm-br-ITg2Wb2IAZZ8M8XqpFWfCTPsyviGXyM8U7nGHGetcB1zQIOtrOvPCCVHCUnADu4pOVsg-7AGSVzlmT1FZQ6C3fYxaPEH6c/s400/vozes+dos+animais.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXZKdowI6kQUCdUgTlDvjHnX9Jyl1HfLOhSw94volRw5XyR_Bc57KzWK1q1D_LA5IOKPmxPUHyPseFNwzWGHpucxZ0oBfaryu-v60y8bKgr_OGGYUp3LiawrkDAYhAdD1PYm9Fi6ZstAZT/s400/pronomes+pessoais.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBech9eVb7X6s0WmLJ3dp1laQRUK-A8vtnDc_AdpDSIh8KsZ-3kFNksB5JTxE2_5Ch2hl_LWXXC50G2o9PZmRFjh9jXbhgYo0OMvZggDQFru4c3gYK6wOWcgx5fpuvhMZXkbeopVNKBuIm/s400/nomes+colectivos.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaeEmnWrYs9sLb9QEDmfGGhCPTZEbaZQSw75DyxeqWDDSnd4B3Gtu4ugbAjJcAaJvv-vgrDVz3w_576QA-XlU8MLts5MnByVM3unabPpWJUewGN2yZ4LmSKi8boci9iPCttBYhuxLs7Eye/s400/acr%C3%B3sticos.jpg)
O conhecimento explícito da língua é muito importante na construção de um texto. Quando o aluno escreve um texto deve ter em conta regras gramaticais para que o texto tenha um resultado satisfatório.
A meu ver o funcionamento da língua tem um resultado melhor quando feito através de jogos. O aluno está motivado, diverte-se e aprende. É uma forma de facilitar a consolidação dos conhecimentos.
Podemos ver dois exemplos de como trabalhar o conhecimento explícito sem utilizar a aula de exposição. Ao mesmo tempo praticamos a escrita, onde o aluno tem de escrever um texto em que utilize os pronomes pessoais que aprendeu. Desta forma está a consolidar um conteúdo e a adquirir competências para utilizá-las na produção de textos.
Fazer acrósticos é uma actividade que resulta muito bem nos alunos. Eles gostam de escrever a partir das letras de uma palavra. Nesta actividade fizemos acrósticos a partir dos nomes dos alunos e formámos palavras novas relacionadas com as características dos alunos. Mais uma vez foi possível trabalhar os adjectivos a partir de um jogo de palavras.
No jogo dos nomes colectivos, os alunos tinham de identificar nas imagens qual era o conjunto e qual o seu nome. As tiras de papel com o nome do conjunto e o nome colectiva era distribuído aos alunos e o professor apresentava a imagem.
A meu ver o funcionamento da língua tem um resultado melhor quando feito através de jogos. O aluno está motivado, diverte-se e aprende. É uma forma de facilitar a consolidação dos conhecimentos.
Podemos ver dois exemplos de como trabalhar o conhecimento explícito sem utilizar a aula de exposição. Ao mesmo tempo praticamos a escrita, onde o aluno tem de escrever um texto em que utilize os pronomes pessoais que aprendeu. Desta forma está a consolidar um conteúdo e a adquirir competências para utilizá-las na produção de textos.
Fazer acrósticos é uma actividade que resulta muito bem nos alunos. Eles gostam de escrever a partir das letras de uma palavra. Nesta actividade fizemos acrósticos a partir dos nomes dos alunos e formámos palavras novas relacionadas com as características dos alunos. Mais uma vez foi possível trabalhar os adjectivos a partir de um jogo de palavras.
No jogo dos nomes colectivos, os alunos tinham de identificar nas imagens qual era o conjunto e qual o seu nome. As tiras de papel com o nome do conjunto e o nome colectiva era distribuído aos alunos e o professor apresentava a imagem.
Podemos ver o célebre poema de Pedro Diniz “Vozes dos animais”. Através deste poema os alunos trabalharam as onomatopeias. Leram o poema em voz alta e fizeram as ilustrações. Hoje se lhes perguntar ainda sabem a maior parte das vozes dos animais, onomatopeias.
E.B.1 Santo António - 4.ºA - Prof. Marco Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário