![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjL0FaFKX_6_EV7BOwHBztZiVBexP-ZhHqzz3Vr0XmlPzll0doDUr5fq6LjOTbpi-Yijj4LlYGMVxFv3z23aOs65oRfL5BQdBDszalHL2s1zywGLv8YFMMXFzkfgSmhPmM-1O_UkWTT8gtR/s400/Hora+do+conto.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmhf0BqgSpkDrLMSS_P2iSOOc-YOnBvuGdMqklRUU93V7iXUH50OYRsmrCmEQX4olb4SOiHx-6qYdFCVs1WFu-IodM0gBcwwULxquz0tKroL5_kjFraz23a9pcDWvmDXmhG1wmkNAd1JuE/s400/hora+do+conto+2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6VUIlaDQSJ-4Re23TOUVg8v93nZILuCGEmr9yPEIA5sakoW3SkI8CbsvcVvdAwuDbdOVKfRDkh7hdYzycTJxlQOk8OyPAmlG9tOfxEVS_xQhc3ODbXa834Sv_dyRPSy1pRw2UV3NA5jv3/s400/Conto+escrito.jpg)
Com base na avaliação diagnóstica resolvi planificar privilegiando o texto escrito, os diferentes tipos de texto, promovendo propostas de escrita criativa individual e em grupo, para que os alunos conseguissem criar um gosto pela escrita e desenvolvessem as competências necessárias a este conteúdo.
Toda a escrita é melhorada com base na leitura e na promoção do gosto pela leitura. Deste modo há que proporcionar aos alunos variadas formas de leitura (leitura autónoma, leitura orientada, leitura dramatizada, ouvir ler e ler aos colegas). A promoção da leitura foi feita todos os dias e de diferentes formas. Foram criados dois momentos de rotinas diárias: a “hora do conto”, que podemos observar na figura 3 e o “conto escrito” (figura 4). A hora do conto era feita diariamente, onde um aluno, por dia, podia apresentar um livro, um conto ou um texto à turma. Essa leitura era preparada em casa. Depois de feita a leitura o aluno registava o que lia numa tabela destinada para esse efeito. O conto escrito acontecia bissemanalmente (segundas e sextas), onde um aluno apresentava à turma um conto que tivesse escrito. Esse conto tinha tema livre e não tinha limite de linhas. O aluno poderia escrever sobre o que quisesse, para não criar um sentimento de obrigatoriedade e para não cortar a criatividade do aluno.
Toda a escrita é melhorada com base na leitura e na promoção do gosto pela leitura. Deste modo há que proporcionar aos alunos variadas formas de leitura (leitura autónoma, leitura orientada, leitura dramatizada, ouvir ler e ler aos colegas). A promoção da leitura foi feita todos os dias e de diferentes formas. Foram criados dois momentos de rotinas diárias: a “hora do conto”, que podemos observar na figura 3 e o “conto escrito” (figura 4). A hora do conto era feita diariamente, onde um aluno, por dia, podia apresentar um livro, um conto ou um texto à turma. Essa leitura era preparada em casa. Depois de feita a leitura o aluno registava o que lia numa tabela destinada para esse efeito. O conto escrito acontecia bissemanalmente (segundas e sextas), onde um aluno apresentava à turma um conto que tivesse escrito. Esse conto tinha tema livre e não tinha limite de linhas. O aluno poderia escrever sobre o que quisesse, para não criar um sentimento de obrigatoriedade e para não cortar a criatividade do aluno.
E.B.1 Santo António - 4.º A - Prof. Marco Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário