Comecei por explorar a capa, dar a conhecer a autora, o ilustrador, a editora e o titulo do livro, levando os alunos a prever e imaginar a história.
Escrevi o título no quadro, lemos em conjunto, contámos palavras, dividimos por sílabas e descobrimos rimas.
Li a história, explorando-a com os alunos, explicando algumas expressões que não conheciam e levando-os a interessarem-se muito pela história. Não contei a parte final da história, e pedi ao alunos para imaginarem em casa o que teria acontecido depois dos hipopótamos terem desaparecido, e o Roberto ter ficado tão triste.
Na actividade seguinte pedi a cada um dos alunos para partilhar com a turma o que pensava que teria acontecido. Depois li o final do livro, para que todos conhecessem o verdadeiro final da história.Cada aluno pintou uma ilustração da capa do livro, e serviu de capa para o resto dos trabalhos realizados sobre este livro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimTKiQjg1fGk40IRXEXZKxWsFf34oErOeemFaOxWzDUv9K6JjcQtGMNbb3oMemHHWNvLIaMxEiB5mBqNAzeP-GxHQ_IYeY9oSvCUrJD-56FJIn961h1_tyLYSFI7v94zI5DC4EQ7M6U098/s400/capa.jpg)
Copiaram o título do livro, o nome da autora, e do ilustrador. De seguida foi pedido a um aluno para ir ao quadro e escrever uma frase em que entrassem as personagens, cujas imagens estavam coladas no quadro. Os outros alunos copiaram essas frases para a sua ficha de trabalho.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgSox1y_zJeeLBtndsRGJWyPs9Y0s6M3Ck5lrrJut6HHAmsBwZdhJS6hB7UZTGkIKe15ujsW9-BjI0b8vwDEyQU4SzRzXG64JDIUA0wWndXLk2xhujn9nv3br3Rm1Bq7lkvvbNkZ7rvDM9z/s400/se.jpg)
Os alunos foram então incentivados a desenharem o que teria acontecido depois das girafas terem seguido o Roberto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhEEyHBqEQK41GzyJGc-2Yz1UfCLz4M9DID_p7AyDhYAw2mLG3zWYrSxtbTVYnT4lvxQRVRZ7QgTiPQWasOQHvdrtuNxr5Z2krLiCyIU-Hl4o_C0K5hw6L5-Wfo3ZGM8gNWYlE8VDOLuh9n/s400/desenho.jpg)
Ligaram também as letras do abecedário, para formarem um simpático hipopótamo, que depois pintaram.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJLOm-dw2qjYBzFCMbraMGFnDV-9xJ9KyqOZHAbdBWV9W3BnqrcbytHcRj3ZwLY306NwiStN8DSTYV41mRPgASwaXbAFr8Q2_GIrW_aI04rT2x1nonVn5cSjQj3DiIaThyphenhyphenwh0GPudHS8DC/s400/abeced%C3%A1rio+-+C%C3%B3pia.jpg)
Os alunos pintaram e recortaram partes de um hipopótamo, que depois montaram, formando um hipopótamo articulado.
EB1 de Santo António - 1ºB Prof. João Velez
Sem comentários:
Enviar um comentário