quarta-feira, 1 de julho de 2009

Orvalho

A poesia conduz a criança ao gosto pela sonoridade da língua. Ensinar uma criança a gostar de ler poesia implica encorajá-la a ler poesia e a desenvolver a capacidade de interpretar a mesma.
Foi a partir de um texto do manual dos alunos e da nossa formadora, professora Filomena que procurei criar o gosto pela leitura de textos escritos em poesia. Foram alguns, os textos em poesia que trabalhámos mas, houve um que lhes destertou maior interesse; a sua interpretação não era fácil e eram introduzidos novos vocábulos.
A poesia falava do orvalho.
Depois de lhes explicar o significado da palavra, e aproveitando o dia chuvoso fomos até à rua ver o orvalho. Os alunos ficaram entusiasmados e decidi trabalhar a partir dali a escrita de uma nova poesia onde a palavra em questão teria que constar.













Primeiro os alunos tocaram, depois fotografei o "orvalho". Em seguida, trouxe para a sala um ou outro ramo onde ainda se podia observar algo e pedi aos alunos que fizessem o
registo da sua observação.



















Depois de feita esta exploração oral os alunos desenharam à vista o que observaram, e daí parti para o registo escrito, através da chuva de ideias. (mobilização de conhecimentos).

















Por fim, os alunos leram as suas poesias para a turma.

Nesta sequência e, uma vez que o tema estava a ser bem aceite pelos alunos resolvi explorar uma outra poesia, desta vez de um dos livros do PNL a ser trabalhado pelo segundo ano. "Era uma vez... uma gotinha de Orvalho" - do livro "Era uma vez Ciência e poesia no mundo da fantasia."



Com este trabalho falámos das estações do ano (tema de estudo do meio e projecto do Plano anual de actividades).

Para esta actividade, comecei por passar em data show a poesia e os alunos foram lendo individualmente, a pares, em grupos e todos, para mais facilmente a memorizarem.

Em seguida, coloquei a mesma, ampliada para A1. Depois, retirei a folha e coloquei outra, agora faltando palavras que os alunos teriam que completar com cartões.





Por fim, os alunos escolheram uma palavra ou expressão que dramatizaram, tendo os colegas que adivinhar a que parte ou verso da poesia pertencia.












Sem comentários:

Enviar um comentário