domingo, 5 de julho de 2009

Níveis de leitura de alunos do 1º ano

A rotina diária da leitura de histórias, lengalengas ou poemas passou a partir do Carnaval a ser realizada por alunos da turma, para os seus colegas.

Como forma de incentivar a leitura solicitei a dois alunos para lerem, uma lengalenga ou uma história curta, para a turma. Muitos outros alunos quiseram fazê-lo também e preparei com as crianças menos fluentes na leitura uma lengalenga ou uma poesia que desejassem ler para todos os colegas.
Dada a quantidade crescente de pedidos diários surgiu a necessidade de elaborar uma lista ordenada, com os títulos dos livros e os dias da semana em que seriam lidos. A leitura alimentou nas crianças o gosto de ler e a vontade de aprender a ler.

À medida que as crianças faziam a sua leitura para a turma filmei uns minutos de cada uma delas para ficar com o registo do seu nível de leitura.

Parece-me relevante chamar a atenção para a leitura de uma aluna, que não entendendo uma parte do texto, ao fim de imenso esforço rodou o livro acabando por conseguir ler.

A página estava escrita com as letras em caracol e a estratégia de resolução da dificuldade com que se deparou foi muito interessante.

Este aluno estava tão entusiasmado com o tema dos animais, que quis ler um livro sobre os felinos muito difícil para o seu nível de leitura, mas esforçou-se tanto que conseguiu.

Esta aluna tem um bom nível de leitura e adora ler histórias para a turma.

O nível de leitura desta aluna melhorou extraordinariamente quando começou a ler histórias para a turma.

1 comentário:

  1. Oii, lindo o seu blog.
    Seegue o meu blog por favor?
    Tôo com um problema aqui no meu que eu não consigo seguir usando minha conta, só dá na conta da minha irmã, mas amanhã eu vou no notebook e ai eu sigo vocês aqui!
    Obrigada!

    www.meianoiteequinze.blogspot.com

    ResponderEliminar